Sobre o Projeto

Projeto: PIBID/UNESPAR - Uma iniciativa concreta ao processo de formação do Professor de Matemática

Coordenadores de Área
Fábio Luis Baccarin
Letícia Barcaro Celeste Omodei

Supervisores
Alessandra Guizelini
Viviani Joly Alves Martins Terra
Rosângela Garcia Marin
Damarli Guarnieri 

Acadêmicos
Diego Aparecido Maronese
Julio Cézar Rodrigues de Oliveira
Íria Bonfim Gaviolli
Glauciene Francisco de Almeida
Emily Caroline Felix Cordeiro
Ariadine Tominato Moraes
José Aparecido Wagatsuma
Andréia Cristina Araújo
Carla Melissa Sanguino Biazon
Oseas Pereira dos Santos
Ana Cristina Freitas A. de Souza
Lucélia Cássia de Brito
Leandro Henrique Gonçalves
Elvis Ricardo Viana
Vanessa Guasti
Rafael Machado da Silva
Andressa Cavazzinni dos Santos
Rodrigo Fernando Pelaquim
Isadora Cristina P. dos Santos
Mirella da Silva Carvalho
Telma Gravena de Oliveira
Gamaliel Martins Gomes Neto
Daiane Barroso dos Santos
Letícia Pipino Pavan 

Escolas Participantes
Colégio Estadual Prof. Izidoro Luiz Cerávolo
Colégio Estadual Padre Jose Canale
Colégio Estadual Antonio dos Três Reis de Oliveira
Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire


        Este subprojeto propõe utilizar oficinas matemáticas como ferramenta para o ensino de matemática. O intuito principal é elevar a qualidade da formação inicial dos licenciandos da UNESPAR/Campus Apucarana e proporcionar aos supervisores ponderações sobre este instrumento metodológico. As oficinas valorizarão o trabalho coletivo, interdisciplinar, incluirão o uso de diferentes recursos didáticos e serão desenvolvidas nos diversos espaços escolares. Segundo Alves (2006) oficinas matemáticas através de jogos e o uso de materiais concretos constituem dimensões de enfrentar desafios necessários para a aprendizagem matemática. E, de acordo com Brasil (2006, p.8), é preciso “tornar a escola um espaço vivo, agradável, capacitar professores com metodologias dinâmicas e atividades em outros espaços que não sejam a sala de aula”. 
        A fim de que os acadêmicos possam apreender as diferentes realidades e necessidades da educação básica este subprojeto propõe parcerias com escolas com IDEB abaixo e acima da meta, além de uma escola em regime de tempo integral e outra inserida no programa ensino médio inovador. Fator também relevante na escolha das escolas foi sua posição geográfica, sendo estas inseridas em realidades sociais diferentes. 
        A contribuição do PIBID na diminuição da evasão de licenciandos do curso de matemática da UNESPAR/Campus Apucarana é fato. Dos acadêmicos bolsistas participantes do atual programa apenas 20% desistiram do curso sendo que a taxa de evasão do curso está acima de 50%. Diante deste quadro estamos propondo a ampliação das bolsas de ID também para cooperar com este propósito, oportunizando aos graduandos, desde o início do curso, presenciarem a relação entre a teoria e a prática. 

Objetivo Geral


► Utilizar de oficinas matemáticas como ferramenta de ensino, contribuindo para a formação inicial de professores e proporcionando aos profissionais em exercícios reflexões que colaborem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de matemática. 


Objetivos Específicos 


► Contribuir para a diminuição da evasão de alunos do curso de licenciatura em matemática da UNESPAR/Campus Apucarana. 

► Proporcionar aos licenciandos, no contato com escolas de diferentes realidades educacionais, o enriquecimento formativo. 
► Valorizar o diálogo entre os atuais professores do ensino básico e os futuros, colaborando para a reflexão sobre alternativas na forma de trabalho que buscam avanços na qualidade do ensino de matemática. 
► Estimular os bolsistas, através da elaboração de relatórios e registro das atividades, a produzir materiais de caráter científico. 
► Desenvolver atividades que valorizem o trabalho coletivo, criando grupos de estudos que proporcionem discussões e apresentem sugestões para o ensino de matemática. 
► Explorar por meio do uso de materiais manipuláveis, jogos e recursos tecnológicos, estratégias que visem dinamizar o ensino de matemática.

Resultados Pretendidos

        Para a melhor formação dos licenciados em matemática, para as reflexões dos atuais professores do ensino básico da rede pública e para o avanço significativo na qualidade do ensino de matemática espera-se que:

1. Os estudantes sintam-se comprometidos com sua formação acadêmica e da responsabilidade a qual no futuro irá assumir.

2. Os futuros professores tenham participado de experiências metodológicas e práticas docentes enriquecedoras.
3. O projeto contribua com formação continuada dos supervisores envolvidos, buscando rever e inovar suas técnicas para ensino de matemática.
4. O crescimento pedagógico dos alunos de licenciatura e dos professores em exercício tenha sido promovido.
5. As escolas participantes apresentem melhora nos resultados de avaliação nacional.
6. Desperte maior interesse dos alunos das escolas participantes pela matemática.
7. Os laços entre a instituição de ensino superior e a sociedade sejam estreitados, e que o conhecimento científico realmente chegue à prática.
8. Os resultados alcançados possam servir de estímulos a outros projetos.

Um comentário: